Paradinha Literária: Sapo Amarelo




"E por que não faz um sapo branco?... ou um sapo azul...
ou um sapo vermelho... ou... um sapo amarelo...
Mas o seu quase imperceptível sorriso de comiseração
cortou-me a linda sequência colorida."

(Mario Quintana, Sapo Amarelo)

Em comemoração aos 107 anos do nascimento do poeta Mario Quintana, a próxima Paradinha Literária tem como tema sua poesia.  Como não poderia deixar de ser, a primeira parada será no segundo andar da casa de cultura, no Quarto do Poeta. Lá as crianças vão ter um primeiro contato com os livros de Quintana e conhecer um pouco sobre sua vida e seus gostos.

Na segunda parada, as crianças se deslocarão para a oficina Sapato Florido, onde se encontrarão com a escritora Christina Dias e o ilustrador Antonio Vasques.

Em uma conversa com os alunos, a autora fará uma viagem pelo universo infantil da obra do poeta, tendo como foco principal o livro Sapo Amarelo. Enquanto isso, as crianças vão poder acompanhar o processo de ilustração de Antonio Vasques, e criar junto com ele seus próprios sapos amarelos (ou brancos, azuis e vermelhos...) e outras imagens que aparecerão no decorrer da oficina da autora.

A última parada será de festa! É hora do bolo e dos parabéns. Junto com o coletivo Até o Talo, os alunos vão aprender um pouco mais sobre alimentação natural enquanto experimentam um bolo de aniversário vegano e suco orgânico.

E como o aniversário de Mario Quintana merece muito mais do que uma comemoração, a Paradinha resolveu homenageá-lo de forma dupla: serão duas instituições atendias.

No dia 01/08 é a vez da Aldeia da Fraternidade festejar conosco a vida e a obra de Quintana.
Já no dia 08/08 serão as crianças da EMEF Dep. Marcírio Goulart Loureiro que serão recebidas na casa do poeta para o encontro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário